POR VEZES,
HÁ UMA NECESSIDADE
DE ESCREVER...
José Luís Outono
(ao abrigo dos direitos de autor - S.P.A. 106402)
sábado, abril 18, 2009
segunda-feira, abril 13, 2009
Cada poeta...
...nos céus da Net
Cada poeta é um coral
Perdido de palavras soltas
No mar lá longe, sem igual
Ébrio de sedes envoltas.
Turva é a saudade encanto
Olhos lágrima num gotejar
Caída no rascunho manto
Sofredora pelo sol no acordar.
Frágil luar, singular princesa
Ousadias, gostos e incensos
Ventos em cascata, dor acesa
Cores prometidas, signos imensos.
in MEMÓRIAS - OUTONO -Rascunho não datado, nos céus de uma viagem intercontinental ...
sexta-feira, abril 10, 2009
domingo, abril 05, 2009
No rio incerto...

...encruzilhada da NET
No rio incerto da vida nevoeiro...
Há olhares e sombras, decisões e receios
Forças e quereres hesitantes... sós
Recibos tardios de inquietações precoces.
No sol de cada manhã nascida
Procuro uma leitura serena e solta
Onde matuto o furor do vencer
E acalmo a verdade trabalhadora.
No deitar de cada dia solavanco...
Compreendo melhor o rumo de ontem...
Mas continuo a perguntar sofregamente
Onde posso encontrar o equilíbrio de hoje?
Questões - By OUTONO - 2009
sábado, março 28, 2009
Olhos...com rima

...um olhar pela Net
Recebi um email curioso.
Em determinado momento, lia-se:
-"...não gosto de poesia sem rima, creio que ao ler poesia sem rima,
Meu caro OUTONO, não o conheço. Mas admiro a sua escrita. Vejo mesmo em si, um bom talento poético. Permita-me, gostaria de desafiá-lo a fazer "um só" movimento de poesia com rima.
Grata pela atenção dispensada
M.F.T. "
Confesso, que hesitei na resposta. Poderia simplesmente repetir alguns gestos poéticos (com rima), escritos entre viagens, indecisões ou até momentos próprios. Optei, por criar uma resposta com rima. Não foi fácil... em soneto, a arte, que mais admiro no propor poesia.
OLHOS ...COM RIMA
E se a sede dos teus olhos rimasse
Se o calor dos teus lábios fosse mel
Pedia-te o olhar ardente, se te amasse
E seduziria o teu jeito em voto fiel.
Desnudaria flores exalantes alfazema
Gritava-te rouco de pleno amor saudade
Deslizaria as mãos nos teus cabelos tema
Em carícias soltas tabus, com verdade.
Depois...o silêncio dos sibilos ardentes
Beijos doces contínuos da vida sensível
Olhares íntimos, sussurros tangentes.
E o respirar ofegante seguro e amigo
De um querer sempre retrato visível
No correr interior, amaria contigo!
in MOMENTOS (com rima ) - OUTONO - 2009
Minha cara M.F.T.
Desafio aceite e publicado. Também gosto de poesia com rima...e prometo, se a métrica da vida me deixar, rimar amiúde, com as ondas da minha imaginação, em marés seguras e sóis a perder.
O agradecimento é meu.
OUTONO
terça-feira, março 24, 2009
Seria um prazer...
in - PENSAMENTOS - 2009
quinta-feira, março 19, 2009
PRIMAVERA....
...algures na net
PRIMAVERA
É Primavera agora, meu amor !
O campo despe e veste de estamenha;
Não há árvore nenhuma que não tenha
O coração aberto, todo em flor !
Ah! deixa-te vogar, calmo, ao sabor
da vida...não há bem que não nos venha
Dum mal que o nosso orgulho em vão desdenha!
Não há bem que não possa ser melhor !
Também despi meu triste burel pardo,
E agora cheiro a rosmaninho e a nardo
E ando agora tonta, à tua espera...
Pus rosas cor-de-rosa em meus cabelos...
Parecem uma rosa! Vem desprendê-los !
Meu Amor, meu Amor, é Primavera !...
in - SONETOS - Florbela Espanca
...no meu canto de silêncio, onde escrevo e medito, sorvo este dizer da mulher encanto num final dum dia qualquer...com sabor de pétalas Primavera ainda por nascer...mas perto do rio jusante de espelhos luz e, luas sementes no mar reinado da princesa Vida...
OUTONO...preâmbulo ...2009
domingo, março 15, 2009
No traço do caminho...

...gentileza da NET
" ...no traço do caminho...há uma vereda soalheira, por entre verdes frescos e, flores silvestres de odores chamativos."
Um dia escrevi e publiquei, no meio de uma longa viagem, este pensamento.
Hoje...altero apenas uma palavra e, a VERDADE mantém-se.
" ...no traço do caminho...há uma AMIZADE soalheira, por entre verdes frescos e, flores silvestres de odores chamativos."

...gentileza da Net
in MOMENTOS BONS - OUTONO - 2009
sexta-feira, março 13, 2009
13 de Março...
a meio do Séc. XX
dizem-me...terça-feira...
- A terra tremia em Espanha, aumentava o surto de gripe em Angra do Heroísmo e, a aeronáutica portuguesa unia sete países num voo.
- Eu ...por aqui em Lisboa, agitava-me na louca tentativa do primeiro choro...
(esta expressão ...era um adivinhar de crises...)
13 de Março
inícios do Séc.XXI
confirmo...sexta-feira...
Quero continuar a dizer presente, no acordar de cada dia...até ao por do sol.
Agora tenho uma data de velas para apagar e um bolo para repartir...
Até já...




